domingo, 15 de janeiro de 2017

Curso de Aprimoramento sobre Autismo - Edição São Paulo


LOCAL: Estácio UniRadial - Av. Jabaquara, 1870 - Auditório - Saúde, São Paulo - SP (próximo a estação de Metrô L1 - Saúde)  (como chegar - mapa)

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: 66 horas (certificado digital com 75% de presença, sendo 37h presencial; 23h de estudo bibliográfico* e 6h de aula online bônus)

DURAÇÃO DO CURSO: Março a Junho de 2017 dividido em 4 módulos.

 
 
INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim) - WhatsApp


 
PÚBLICO ALVO:

Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação, familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas.)


 
CRONOGRAMA:

11 de março - módulo 1;

08 de abril - módulo 2;

13 de maio - módulo 3;

10 de junho - módulo 4.




 
HORÁRIO:

Módulo 1
Sábado

8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.



 
Módulo 2, 3 e 4
Sábado

8h às 9h - Credenciamento
9h às 17h - Curso com intervalo para almoço.


* Cronograma e horário sujeito a alterações!



 
OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas para a formação de profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo.

Divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.

Contribuir com a formação dos profissionais para que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las e adequá-las às necessidades individuais de seus pacientes/estudantes.  




 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 

Módulo 1 - Neurobiologia do Autismo

Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson

a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Instrumentos de Diagnóstico: ADI-R, ADOS 2 E CARS 2;
c) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.


 

Módulo 2 – Perspectivas, Avaliação e Intervenção I

Carga Horária: 9h

a) Adaptação Curricular e Intervenção Psicopedagógica | Professora: Fátima Arruda
b) Intervenção Fonoaudiológica | Professora: Renata Lima Velloso


 

Módulo 3 – Perspectivas, Avaliação e Intervenção II

Carga Horária: 9h

a) Contribuições Comportamentais (ABA) para a Inclusão | Professora: Gabriela Parpinelli
b) Treino de Habilidades Sociais | Professora: Gabriela Parpinelli

Módulo 4 - Perspectivas, Avaliação e Intervenção III

Carga Horária: 9h

a) Sexualidade | Professor: Maurício Canton 
b) O Processamento Sensorial da Criança Autista | Professora: Ariela Goldstein

Módulo Intermediário  – Estudo Bibliográfico

Carga Horária: 23h

Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo (módulo opcional), é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 4, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 23h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

a)    O que me faz pular - Naoki Higashida - Editora Intrinseca;
b)    Brilhante: A Inspiradora História de uma Mãe e seu Filho Gênio e Autista - Kristine Barnett - Editora Zahar;
c)    A criança autista - Um Estudo Psicopedagógico - Janine Marta Coelho Rodrigues e Eric Spencer - Editora WAK;
d)    Filme "TED Talks - Jogos para à cabeça - Temple Grandin" | Clique e assista ao filme: Parte 1 | Parte 2
e)    Filme "O cérebro de um gênio: A vida com asperger" ou "O cérebro de Hugo" | Clique aqui e assista ao filme 
 

 
 
CORPO DOCENTE:
 
Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).

 
Renata Lima Velloso - Fonoaudióloga; Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente atua como pesquisadora do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo vinculado à Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Cursa Qualificação em Análise Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento pelo Centro Paradigma / Ciências do Comportamento. Sócia fundadora da NEXO Intervenção Comportamental, onde atua com avaliação e intervenção de pessoas com Distúrbios do Desenvolvimento. Possui experiência clínica e atua principalmente nos temas: Linguagem e comunicação, Transtornos do Espectro do Autismo, Comunicação suplementar e alternativa, PECS (Picture Exchange Communication System), Análise do Comportamento Aplicada e Eye Tracking.

 
Fátima Arruda - Psicopedagoga, Formada em educação especial e inclusiva. Atualmente professora na rede municipal de Caieiras. Proferiu palestra no VI congresso Internacional de Pedagogia Especial em Cuba/2016. Pedagoga na ABADS no atendimento a autistas 2007 a 2011. Diretora da APAE de Caieiras 2009-2010.
 

Gabriela Parpinelli - Psicóloga Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Especialista em Análise do Comportamento - Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. Tem experiência em intervenção ABA com indivíduos diagnosticado com autismo, em atendimento psicoterapêutico a adolescentes e crianças, e em planejamento de atividades educacionais. Professora de Educação inclusiva do programa de Pós-graduação de Neurociências Aplicadas - IPUB/UFRJ e Supervisora do módulo prático do Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento realizado pela Creative Ideias. CRP: 05-38557.


Ariela Goldstein - Terapeuta Ocupacional (Crefito 3/6419 TO) - Graduação PUC Campinas; Pós Graduação em Desenvolvimento Infantil pela UFMG; Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia; Presidente da Associação Brasileira de Integração Sensorial. Atualmente realizo atendimento clínico, home care e orientação escolar; em crianças com distúrbios no desenvolvimento, especialmente com base neurológica como, por exemplo, crianças com distúrbios leves de aprendizagem e coordenação, déficits de integração sensorial, autismo, síndrome de Down, entre outros.
 

Mauricio Canton Bastos - Doutor em Psicologia Social e da Personalidade pela UFRJ. Mestre em Psicologia Cognitiva pela FGV-RJ. Ministrou cadeiras de Psicologia em diferentes universidades ao longo dos últimos 20 anos. Terapeuta cognitivo-comportamental certificado pela FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). Diretor Técnico do Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF-RJ). Supervisor de Terapeutas Cognitivo-Comportamentais. Professor e Coordenador de cursos de Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-RJ. Psicoterapeuta individual e de grupo com experiência de mais de 15 anos com pacientes adolescentes e adultos do Espectro Autista.


OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local. 


 
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório):

 


INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário