sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

COLUNA DO DIA: Você sabe o que um Fonoaudiólogo faz?







No próximo dia 09 de dezembro comemora-se o dia do Fonoaudiólogo. Com a aproximação da data é importante definir e esclarecer as funções e os campos de atuação de um Fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo é um profissional de SAÚDE, com graduação plena em Fonoaudiologia. Ele atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde; prevenção; avaliação e diagnóstico; orientação; terapia (habilitação e reabilitação); e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Além disso, de acordo com o Conselho Regional Fonoaudiologia ele exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas. 

Os exercícios fonoaudiológicos melhoram a forma de mastigar, engolir e até a sua respiração. De outra forma, problemas como trocar letras, presença de língua presa e respiração oral são os motivos que, geralmente, levam os pacientes ao fonoaudiólogo. Mas há outros motivos que justificam uma consulta. e situações que possam levar a procura deste profissional.

Atualmente, onze especialidades são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, e são elas; Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional., Gerontologia. Fonoaudiologia Neurofuncional. Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia

Entenda um pouco cada uma delas:

I – Audiologia: O fonoaudiólogo é o profissional responsável por realizar a avaliação audiológica através dos seguintes exames: audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica, emissões otoacústicas, avaliação comportamental, potenciais auditivos evocados, avaliação vestibular e avaliação do processamento auditivo. Ele realiza também a reabilitação auditiva através da seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos, programação do implante coclear e reabilitação vestibular.

II – Linguagem: O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a avaliar e tratar os aspectos relacionados à aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem oral e escrita, tais como: desvios fonológicos, gagueira, dislexia, afasias, etc.

III - Motricidade Orofacial: O fonoaudiólogo está habilitado a trabalhar a musculatura da face, da boca e da língua. Nesta área, a atuação pode ter objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.
IV - Saúde Coletiva: É um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
V – Voz: O fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal, e no aperfeiçoamento e estética vocal, principalmente dos profissionais da voz, como cantores, atores, professores, locutores, telefonistas, etc.

VI – Disfagia: O fonoaudiólogo é o profissional legalmente habilitado para realizar a avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológicos das disfagias orofaríngeas, Elaborar e conduzir os procedimentos relativos à oferta da dieta, manobras compensatórias e técnicas posturais durante o exame de videoendoscopia da deglutição ou videofluoroscopia da deglutição, realizar análise e laudo funcional da deglutição orofaríngea, orientar a equipe de saúde para a identificação de indivíduos com risco para   disfagia e no encaminhamento para avaliação fonoaudiológica. Existem vários procedimentos a serem adotados por este profissional, dentre eles, avaliar, classificar e fazer o diagnóstico funcional da sucção, mastigação e deglutição; utilizando, entre outros, instrumentos padronizados e buscando identificar a fisiopatologia deste processo.

VII - Fonoaudiologia Educacional: o objeto do trabalho fonoaudiológico em escolas deve estar voltado à promoção, aprimoramento e prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz, visando favorecer e otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Também deve participar da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.

VIII – Gerontologia: A Fonoaudiologia no Brasil vem pesquisando a linguagem do indivíduo idoso nos casos de afasias e das demências senis, e também são realizados estudos para compreender e minimizar as consequências da presbiacusia (perda auditiva decorrente do envelhecimento) e da presbifonia (alteração da voz) na comunicação. Quanto ao fonoaudiólogo, este contribuirá no tratamento das alterações de linguagem sobre os déficits cognitivos e linguísticos, sobre as desordens da fala quanto à forma e função dos órgãos fonoarticulatórios e sobre os distúrbios do sistema estomatognático (sucção, mastigação e deglutição), resgatando a qualidade física, comunicativa e social do indivíduo.

IX - Fonoaudiologia Neurofuncional: Atuação fonoaudiológica para o exercício de uma prática aplicada a indivíduos portadores de distúrbios da comunicação humana de origem neurológica.

X - Fonoaudiologia do Trabalho: A atuação fonoaudiológica em empresas pode ser fundamental na elaboração de programas de prevenção das perdas auditivas e de saúde vocal, principalmente, em trabalhadores expostos a ruídos e produtos químicos, reforçando a necessidade de que as empresas cumpram as legislações trabalhistas.

XI – Neuropsicologia: O fonoaudiólogo, especialista em neuropsicologia, está apto a prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando- a com o funcionamento cerebral; atuar junto a indivíduos com queixas comunicativas e cognitivas, assim como àqueles que apresentam quaisquer alterações neuropsicológicas associadas a quadros neurológicos, psiquiátricos, neuropsiquiátricos e desenvolvimentais que afetam a comunicação; orientar o cliente, os familiares, os cuidadores, os educadores e a equipe multidisciplinar; emitir parecer, laudo, relatório, declaração e atestado fonoaudiológicos; desenvolver ações voltadas à assessoria e à consultoria fonoaudiológica; dentre outras atividades. (confira a íntegra da Resolução CFF n° 466/2015.)

Onde o Fonoaudiólogo pode atuar?
Consultórios, clínicas, hospitais, creches, escolas, prefeituras, veículos de comunicação, indústrias, centros auditivos, empresas de telemarketing, e em programas de saúde coletiva e de saúde mental.

E agora um depoimento pessoal:

Ouso dizer, como licença poética, que é preciso, além de muito estudo, agir com muito amor, quando objetivamos a qualidade de vida de uma pessoa. Antes de tudo, nossas escolhas profissionais se voltam para o bem estar da relação com as palavras, com a escrita, com o corpo, pois sou, somos e seremos eternamente a firmeza da nossa voz e o brilho do nosso olhar de muitas pessoas.

Até a próxima, e um abraço especial a todos os colegas fonoaudiólogos.

CRFa 7364-RJ
Fonoaudióloga, Sociopsicomotricista Ramain-Thiers, Docente da AVM  Faculdade Integrada, cursos de pós graduação (UCAM), Eventos em Educação presencial e on-line, Supervisora na Formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, Palestrante em eventos de educação e saúde.

Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário