quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Curso de Aprimoramento em Neurodesenvolvimento Infantil



Local: Colégio Pedro II - Campo de São Cristóvão, 177, ANFITEATRO C - São Cristóvão, Rio de Janeiro (Em frente a Feira de Tradições Nordestinas) | (COMO CHEGAR - MAPA)

Carga Horária do certificado de participação*: 120 horas (70h presencial e 50h a distância)
Duração do curso: 7 meses | Dezembro de 2015 a Junho de 2016


INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047 (oi) | 98189 1109 (tim)


PÚBLICO ALVO:

É assunto de extrema relevância tanto ao psicopedagogo(a), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo(a), neurologista, neuropediatra, entre outros; como ao profissional educador(a), professor(a), pedagogo(a) que atua diretamente com crianças.


CRONOGRAMA:

12 de dezembro de 2015 - módulo 1;

30 de janeiro de 2016 - módulo 2; 

20 de fevereiro de 2016 - módulo 3;

12 de março de 2016 - módulo 4;

2 de abril de 2016 - módulo 5;

7 de maio de 2016 - módulo 6;
11 de junho de 2016 - módulo 7.

Horário:

Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento| Secretaria
8h30 às 18h - Curso com intervalo para almoço.


OBJETIVO:

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que aproximadamente 10% da população de qualquer país sofre algum tipo de alteração no desenvolvimento.
Após o nascimento, existem várias etapas do desenvolvimento infantil. Atualmente, sabe-se que estímulos externos direcionados e realizados por um ou mais profissionais preparados, causam modificações nas conexões entre neurônios, bem como rearranjos em diferentes graus em determinadas áreas funcionais. Estes fenômenos são chamados de neuroplasticidade. Outros estímulos podem iniciar ou até manter o desenvolvimento na fase adulta, porém com maior dificuldade.
Indicado para quem atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo 1 - Conceitos e Neuroanatomia

Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Jair Moraes

a) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo 2 – Neurofisiologia e Neurodesenvolvimento

Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Jair Moraes

a) ATENÇÃO! Para um melhor aproveitamento da aula, e para participação na mesma, é necessário assistir o vídeo "Aprendendo neurofisiologia" antes do módulo 2!
b) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo 3 – Funções Executivas

Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson

a) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo 4 – Psicomotricidade

Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson

a) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo 5 - Transtornos de Aprendizagem

Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson

a) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo 6 - Autismo

Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompson
a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Psicomotricidade;
c) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.


Módulo 7 - Avaliação Neuropsicológica

Carga Horária: 10h | Professora: Myriam de Carvalho Monteiro

a) Aguardando conteúdo informado pelo profissional.

Módulo Intermediário (a distância) – Estudo Bibliográfico

Carga Horária: 50h

Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento em neurodesenvolvimento Infantil, é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 6, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo.

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

a)    Neuroeducação 1 - Heber Maia - Editora WAK;
b)    Neuroeducação 2 - Heber Maia - Editora WAK;
c)    Neuropsicologia e Aprendizagem - Robert Metring - Editora WAK;
d)    Psicomotricidade e Neuropsicologia - Vitor da Fonseca - Editora WAK;
d)    Autismo - o que os pais devem saber - Sílvia Ester Orrú - Editora WAK;
d)    Filme "TED Talks - Jogos para à cabeça - Temple Grandin" | Clique e assista ao filme: Parte 1 | Parte 2
e)     Filme "TED Talks - O que Existe de Tão Especial Sobre o Cérebro Humano? - Suzana Herculano-Houzel | Clique aqui e assista ao filme


CORPO DOCENTE:

Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).

Dr. Jair Moraes - Neurologista Infantil - CRM -52.25012-0; Mestre em Neurologia pela UFF - Universidade Federal Fluminense / Niterói - RJ; Diretor Técnico do Centro de Educação e Terapia Especializada / Clínica de Tratamento Multidisciplinar; Secretário Geral da ABENEPI/Nacional- Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins; Presidente da ABENEPI / Capítulo Rio de Janeiro 2013-2015; Membro do Conselho Fiscal da SBNI- Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil; Membro dos Comitês de Neurologia e de Saúde Escolar da SOPERJ- Sociedade de Pediatria do RJ; Membro do Corpo Docente do Curso de Neuropsicologia da Santa Casa de Misericórdia do RJ.

Myriam de Carvalho Monteiro - Psicóloga - CRP 05/36001; Mestre em Saúde da Criança e Mulher pela FIOCRUZ; Membro da equipe de pesquisa CNA (Centro de Neuropsicologia Aplicada)- Instituto D´or.

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite) - de R$ 1.000,00 por:


* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.



INSCRIÇÃO E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário