terça-feira, 5 de maio de 2015

Contos infantis apresentam personagens com deficiência

Você já parou para pensar que existem poucas histórias infantis que abordam temas como acessibilidade e inclusão? Por isso, o artista plástico Leandro Selister  e o fisioterapeuta Cristiano Refosco desenvolveram o "Era Uma Vez Um Conto de Fadas Inclusivo", uma coleção de 11 livros inspirados em contos infantis clássicos, como Cinderela e Chapeuzinho Vermelho.
Porém, ao contrário das obras originais, essa nova coleção apresenta protagonistas com algum tipo de deficiência, como paralisia cerebral, autismo e síndrome de Down.
Imaginancia
A personagem Branca Cega de Neve, que tem deficiência visual
O projeto pretende ser um instrumento de apoio no trabalho de inclusão de pessoas com deficiência, para que todos possam utilizá-las tanto nas atividades escolares quanto em casa. Os desenvolvedores também acreditam que as crianças com deficiência vão poder se enxergar através de suas histórias favoritas.
Conheça abaixo a história de alguns livros da coleção:
Cinderela Sem Pé
cinderela-sem-pe
Cinderela nasceu sem um dos pés e usa um pé de madeira para caminhar. Ao ser convidada para o baile do castelo,ela conta com a ajuda de sua Fada Madrinha para viver uma noite mágica.
Aladown e a Lâmpada Maravilhosa
aladown
O jovem Aladown é um valente rapaz que tem Síndrome de Down. Um dia, ele encontra uma lâmpada mágica e passa a contar com a ajuda de um poderoso gênio para viver grandes aventuras.
João Sem Braços e o Pé de Feijão
joao-sem-bracos
João sem Braços sobe por um pé de feijão e vai parar no castelo de um poderoso gigante. Para fugir e levar a Galinha dos Ovos de Ouro, ele tem que usar a sua inteligência.
Conheça outras histórias aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário