sábado, 21 de fevereiro de 2015

Inclusão e Mediação Escolar 2015

 
 
Inclusão e Mediação Escolar 2015
Alternativas para alunos com desenvolvimento atípico


Dia: 28/03/2015
Local: Colégio Pedro II – Campo de São Cristóvão, 177, ANFITEATRO C - São Cristóvão, Rio de Janeiro (Em frente a Feira de Tradições Nordestinas)
Carga Horária do certificado de participação: 10 horas


INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 3025 2345 | (21) 2577 8691 | (21) 98832 6047 (oi)

PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto.

CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

sábado - 28/03/2015
8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30 - Marly Chagas Oliveira Pinto
10h30 às 10h40 - Intervalo
10h40 às 12h10 - Leo Akio Yokoyama
12h10 às 13h30 - Almoço Livre
13h30 às 15h - Izabel Moura
15h às 15h10 - Intervalo
15h10 às 16h30 - Márcia Marin
16h30 às 16h40 - Intervalo
16h40 às 18h - Cátia de Figueiredo Walter
18h - Encerramento com sorteio de brindes e entrega dos certificados.


PROGRAMAÇÃO:


Musicoterapia e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e emocional
Marly Chagas Oliveira Pinto - Presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro na gestão 2012-2014. Doutora e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psico-oncologia; Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário;  icenciatura em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora da graduação e da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música- Centro Universitário (CBM-CEU). É supervisora técnica musicoterapeuta do CBM-CEU nas áreas de Musicoterapia em Comunidades e Hospitais. Membro do Conselho Editorial e parecerista da Revista Brasileira de Musicoterapia; do Conselho Consultivo da revista Pesquisa e Música do Conservatório Brasileiro de Música; da Comissão Editorial da BAPERA Editora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: musicoterapia, produção de subjetividades; musicoterapia em processos psicossociais , interdisciplinaridade.


Matemática para crianças com Síndrome de Down
Leo Akio Yokoyama - Doutorado em em Educação Matemática Inclusiva (Síndrome de Down) pela Universidade Bandeirante de São Paulo; Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; especialização em Educação Matemática pela PUC-Rio (2000); Atualmente é professor efetivo - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática e síndrome de Down, Conceito de número, Formação de Professores dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Geometria Dinâmica, Geometria Projetiva. Autor do livro "Matemática e Síndrome de Down", pela editora Ciência Moderna.


O aluno com Asperger e a escola
Izabel Moura - Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho, Especialista em Psicologia Educacional pela UFRJ, Integrante da Equipe Técnica do Instituto Municipal Helena Antipof/SME/IHA-RJ, Coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Barra Mansa.

O ensino de alunos com deficiência intelectual
Márcia Marin - Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), participante dos grupos de pesquisa: "Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especias no Ensino Regular: Práticas Pedagógicas e Cultura Escolar" e "Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". Mestre em Educação pela mesma Universidade, com a dissertação "A Constituição do Saber Docente em Educação Especial e a Formação em Serviço". Formação em Pedagogia pela UERJ, com habilitação em Educação Especial na área de Deficiência Mental. Professora do Colégio Pedro II, instituição Federal de ensino, com atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental em educação especial e processos de inclusão escolar. Áreas de interesse: formação docente; processos de escolarização para deficientes intelectuais; planos de ensino individualizados (PEIs); ensino colaborativo; diferenciação no ensino. Integrante do Projeto de Pesquisa "A questão da leitura e escrita na área da deficiência intelectual: qual a melhor forma de ensino?", iniciado em 2012, coordenado pela professora Anna Augusta Sampaio de Oliveira, da UNESP/Marília, projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. Pesquisa realizada com financiamento do CNPQ, o estudo refere-se à aplicação e análise de método de ensino para que se efetive a apropriação da leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual, com base na experiência cubana.


Comunicação alternativa para alunos com autismo

Cátia de Figueiredo Walter - Fonoaudióloga - USC-Bauru, Doutorado e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs; Pós-Doutorado em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenadora Geral do Programa Rompendo Barreiras, UERJ e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ. Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, autismo, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. É membro associado da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC.



INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório) - de R$ 100,00 por:

PAGAMENTOS ATÉ 27/02/2015:
R$ 70,00 - individual (cartão em até 3x sem juros)

R$ 60,00 - individual (depósito)
R$ 50,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas

ATÉ 20/03/2015:
R$ 80,00 - individual (cartão em até 3x sem juros)

R$ 70,00 - individual (depósito)
R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas



INSCRIÇÕES: www.creativeideias.com.br


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