segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Como enfrentar o transtorno obsessivo-compulsivo

Como enfrentar o transtorno obsessivo-compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos persistentes que produzem medo, incômodos e comportamentos repetitivos que procuram reduzir a ansiedade de quem sofre dele. As pessoas que sofrem deste transtorno, muitas vezes não sabem como enfrentá-lo. Por isso, em umComo.com.br mostramos a vocês como enfrentar o transtorno obsessivo-compulsivo.

1. Enfrentar o transtorno obsessivo-compulsivo não é fácil. O indivíduo não tem as ferramentas necessárias para isso, portanto, é imprescindível consultar um profissional que possa tratar seu caso através de uma terapia. Este é, sem dúvida, o passo mais importante para enfrentar este problema. Contudo, pode ser útil conhecer como saber se uma pessoa tem transtorno obsessivo-compulsivo, assim como existem também certos pontos interessantes que nós mesmos podemos colocar em prática. 

2. Para aprender a enfrentar o TOC é necessário saber o que exatamente causa nossos problemas de ansiedade. Geralmente costumam ser episódios traumáticos onde o indivíduo não soube ou não sabe reagir. O TOC ajuda a controlar de alguma forma estes episódios mas da forma errada, focando a ansiedade em outro tipo de condutas.

Por exemplo, poderia acontecer que uma pessoa com ansiedade ao ficar sozinha em casa revise constantemente a chave do gás ou as fechaduras das portas. É importante portanto saber o que causa estes episódios, sem dúvida a parte mais complexa.

3. Algumas vezes, o TOC é a manifestação de problemas de raiva reprimida. Muitas vezes, os indivíduos não sabem lidar com as situações de estresse ou inclusive de irritação. Ao reprimir estes sentimentos, transtornos como o TOC podem surgir. Por isso, é importante que o indivíduo possa identificar e saber o motivo pelo qual reprime tais sentimentos.
 
4. Tentar enfrentar o transtorno obsessivo-compulsivo e acabar com ele de raiz sem compreender a natureza do mesmo é um grande erro. Se uma pessoa atua de determinada forma para aliviar sua ansiedade, pode ser prejudicial acabar com essas ferramentas impostas pelo indivíduo sem compreender por que atua assim. Isso só fará com que a pessoa mostre um episódio de ansiedade bem mais forte.
 
5.  Uma boa forma de atacar o TOC é tentar trocar os comportamentos irracionais por outros comportamentos mais saudáveis. Por exemplo, podemos tentar fazer exercícios de respiração para aliviar a ansiedade ou perguntar-nos a nós mesmos por que estamos atuando de determinada forma. Se sentimos a necessidade imperativa de lavar as mãos 20 vezes por dia, é bom falarmos para nós mesmos que não faz mal reduzi-las a metade. Sem dúvida é um começo.
 
6. Está comprovado que fazer exercícios, assim como atividades como yoga ou meditação, consegue desocupar a mente e fazer a pessoa se sentir melhor consigo mesma. Isso pode ser benéfico para a terapia, pois atividades como yoga nos trazem ferramentas de relaxamento para enfrentar estes momentos de ansiedade.
 

Imagem: shinjon.ru


Nenhum comentário:

Postar um comentário