terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estudo evidencia a Musicoterapia como recurso fundamental para crianças e adolescentes com Depressão

103909417_1f60205723_z
Pesquisadores da Queen University Belfast descobriram que a musicoterapia reduz a depressão em crianças e adolescentes com problemas comportamentais e emocionais.
No maior estudo feito até então, os pesquisadores, em parceria com a Northern Ireland Music Therapy Trust, descobriram que as crianças tiveram a musicoterapia inclusa em seus tratamentos tinham melhorado significativamente da depressão e alcançaram índices melhores na auto-estima, em comparação com aquelas crianças que receberam o tratamento convencional sem musicoterapia.
O estudo, que foi financiado pelo Big Lottery Fund, também descobriu que aqueles que receberam a musicoterapia tinha melhorado habilidades comunicativas e interativas.
251 crianças e jovens foram envolvidos no estudo, que decorreu entre Março de 2011 e Maio de 2014, e foram divididos em dois grupos – 128 com os tratamentos  habituais, enquanto 123 foram designados para a musicoterapia, além dos cuidados habituais. Todos estavam em tratamento para problemas emocionais, de desenvolvimento ou de comportamento. Resultados iniciais sugerem que os benefícios são sustentados a longo prazo.
Professor Sam Porter, da Escola de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Queen, que liderou o estudo, disse: “Este estudo é muito significativo em termos de determinação de tratamentos eficazes para as crianças e jovens com problemas de comportamento e com necessidades de saúde mental.”
Ciara Reilly, presidente-executivo da Northern Ireland Music Therapy Trust, disse: “A musicoterapia tem sido frequentemente utilizada com as crianças e jovens com necessidades específicas de saúde mental, mas esta é a primeira vez que a sua eficácia foi demonstrada por um estudo randomizado controlado em um ambiente clínico. Os resultados são dramáticos e ressaltam a necessidade da musicoterapia ser disponibilizada como uma opção de tratamento convencional. Durante muito tempo, temos contado com os resultados em pequena escala da investigação sobre o quão bem a musicoterapia funciona. Agora temos evidências clínicas robustas para mostrar seus efeitos benéficos. ”
Segundo o Newsletter.co.uk os resultados da pesquisa serão apresentados hoje no Riddel Hall na Queen’s University Belfast. =)
Queen’s University, Belfast. (2014, October 23). “Music therapy reduces depression in children and adolescents.” Medical News Today. Retrieved from

Imagem: midman

Nenhum comentário:

Postar um comentário