quinta-feira, 31 de julho de 2014

14 Anos. Autista. Mestrando em Física Quântica

jacob_genio


Não caro leitor, você não leu errado.  A história a seguir é do jovem Jacob Barnett, de 14 anos, autista. Mestrando em Física Quântica e gênio. Condenado pelos médicos a ser um incapaz, hoje ele dá palestras e suas teorias podem vir a concorrer o Nobel.


Aos 2 anos de idade, Jacob foi diagnosticado como autista. O Autismo, pra explicar rapidamente, é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Jacob foi visto pelos médicos como alguém que seria incapaz até mesmo de amarrar os próprios sapatos, quanto mais ler.

Devastada, mas decidida a dar o melhor para seu filho, Kristine Barnett seguiu um caminho que não foi fácil. Quando criança, ele quase não falava e ela tinha muitas dúvidas sobre a melhor forma de educá-lo. Aos quatro anos, Jacob foi colocado em um programa de aprendizagem especial para autistas, frequentava horas de terapia para ajudar na fala e desenvolver habilidades.

Fora da terapia, Kristine começou a perceber que seu filho fazia coisas fora do comum, como criar mapas no chão da sala, com cotonetes, de lugares onde haviam estado, conseguia falar o alfabeto de trás pra frente e, o mais impressionante: já falava 4 idiomas.


O céu não foi o limite, foi o início!
jacob_genio7

A ligação com a astronomia começou num passeio de Jacob com sua mãe, quando pararam em um parque e resolveram deitar no capô do carro para olhar as estrelas. Meses mais tarde, em uma visita a um planetário, um professor perguntou à quem estava na plateia, coisas sobre astronomia, como tamanho de planetas e luas que gravitavam ao redor. Foi então, para choque de Kristine, que então Jacob com nem 5 anos, levantou a mão e respondeu tudo corretamente. Ali, a mãe do garoto teve a certeza que ele tinha uma inteligência acima da média.

Incentivado pelos pais e com encaminhamento correto, aos 9 anos o pequeno gênio começou a desenvolver teorias sobre Astrofísica. Dois anos mais tarde entrou para a universidade, onde faz – até hoje – pesquisas avançadas em física quântica. 

Seu Q.I comprovado por especialistas é de 189, maior que o do próprio Einstein. Isso porque ele não iria nem conseguir amarrar os próprios sapatos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário