terça-feira, 20 de maio de 2014

Jovem com síndrome de Down ganha na Justiça direito de votar na Espanha



Campanha brasileira para inclusão de pessoas com deficiência. Pessoas com síndrome de Down protagonizaram peças publicitárias
Foto: Divulgação
Campanha brasileira para inclusão de pessoas com deficiência. 
Pessoas com síndrome de Down protagonizaram peças publicitárias 
Divulgação

Toledo (Espanha) - Uma jovem de 28 ano com síndrome de Down conseguiu o direito de ser suplente numa mesa eleitoral na cidade de Toledo, na Espanha. Para isto, a Justiça local precisou revogar a decisão que a impedia de votar. Isabel García Sánchez-Escalonilla passa então a ter direito de ir às urnas nestes domingo para participar da votação do Parlamento Europeu. E, além disso, poderia ter a responsabilidade de vigiar o processo de votação, caso chegasse a formar parte da mesa eleitoral.
A decisão da Audiência Provincial de Toledo analisou a apelação apresentada pelos pais da jovem e revoga a sentença do Juizado de 1ª Instância. A nova decisão aponta que embora a jovem seja dependente, ela pode expressar o direito de voto.

Tanto ela quanto seus pais, Charo e Miguel, afirmaram ao “El Mundo” estar muito satisfeitos com a decisão e que na manhã do próximo domingo Isabel se apresentará bem cedo ao colégio eleitoral, caso seja necessária a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário