segunda-feira, 21 de abril de 2014

Espaço Itaú de Cinema oferece tecnologia de acessibilidade a partir de smartphones e tablets

Logotipo do Whatscine
O Whatscine, que está sendo usado pela primeira vez no Brasil, ficará disponível somente no complexo Frei Caneca, na exibição do filme “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, que estreou na quinta, dia 10 de abril.
 
O aplicativo é gratuito e transmite recursos de audiodescrição, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e subtitulação – conteúdo acessível produzido pela OSCIP Mais Diferenças.
Em parceria com a OSCIP Mais Diferenças, o Espaço Itaú de Cinema e a Vitrine Filmes lançam no cinema o Whatscine: aplicativo que transmite recursos de audiodescrição, interpretação em LIBRAS e subtitulação a smartphones e tablets, permitindo a inclusão de pessoas com deficiência
O programa tem estreia exclusiva no cinema brasileiro com o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro. O aplicativo estará disponível gratuitamente, a partir da próxima quinta-feira, 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, em São Paulo.
O Whatscine, tecnologia desenvolvida pela Universidad Carlos III, de Madri, oferece acessibilidade a pessoas com deficiência em smartphones e tablets. 
Isso é possível graças aos recursos de (a) audiodescrição via fones de ouvidos; (b) imagens nas telas dos dispositivos de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); (c) e subtítulos também nos visores. 
Sua utilização não gera desconforto aos espectadores sem deficiência, pois possui baixa luminosidade e o áudio não é transmitido por alto falante. O aplicativo oferece ainda opções de interatividade e publicidade aos espectadores, trazendo novas opções de entretenimento.
O objetivo do Espaço Itaú de Cinema e do Whatscine é promover a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso à cultura para todos, equiparando oportunidades e incorporando novo público ao cinema. 
O Whatscine foi lançado recentemente na Europa,e sua introdução no Brasil mostra a importância do nosso país no cenário de inclusão das pessoas com deficiência”, comenta Luis Mauch, um dos idealizadores da iniciativa.
 
Sobre Recursos de Acessibilidade
 
Audiodescrição: A audiodescrição, informação falada de imagens, é um recurso de acessibilidade que possibilita ao cego captar o que é visual numa cena. É um detalhamento do que está na imagem. A audiodescrição consiste em descrever cenários, personagens, posições, formas, cores, situações e detalhes para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso aos bens e produtos culturais.
 
Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): Tradução do conteúdo e do contexto do texto falado. É um recurso de acessibilidade que possibilita que as pessoas com deficiência auditiva ou surdas tenham acesso às informações sonoras através da interpretação na Língua Brasileira de Sinais.
 
Subitulação: Legendas escritas que apresentam, além dos diálogos, os elementos narrativos não verbais, como sons, músicas, efeitos sonoros e indicação de personagens. Este recurso de acessibilidade é destinado aos espectadores com deficiência auditiva ou surdez, promovendo o acesso a informações que auxiliam no entendimento da obra
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO 
Origem: Brasil, 2013
Duração:96 min 
Censura: 12 anos   
Direção: Daniel Ribeiro   
Elenco: Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi   
Sinopse: Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel um menino que vai fazê-lo descobrir coisas que ele nem imagina.  
Distribuição: Vitrine
Fonte: Portal de Tecnologia Assistiva
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário