quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Câmara aprova ações de rastreamento precoce do autismo em Unidades de Saúde




A Câmara Municipal de Campo Grande, aprovou hoje (11.12) por unanimidade do plenário, o Projeto de Lei 7457/13 de autoria vereadora Grazielle Machado (PR) determinando que o Município adote ações de vigilância precoce do autismo nas Unidades Públicas de Saúde e Educação do Município, especialmente em crianças de seis meses a dois anos de idade. 


Durante a defesa do projeto, Grazielle explicou que existem estudos apontando que o tratamento precoce dessas crianças com risco de autismo podem proporcionar maiores chances de um desenvolvimento funcional, se diagnosticado antes dos três anos de idade. 


Na mesma esteira, a vereadora lembrou que Lei Orgânica do Município prevê a criação de programas de prevenção e atendimento especializado a pessoas com deficiências ou, no caso uma disfunção global de desenvolvimento como é caracterizado o autismo. "É nosso dever enquanto parlamentares elaborar ações, campanhas ou mecanismos de prevenção e detecção antecipada de distúrbios como o autismo, já que está mais que provado que é possível sim que o autista tenha uma vida funcional se obtiver um tratamento adequado", pontuou.

Pelo texto, uma vez diagnosticadas, as crianças deverão ser cadastradas num censo único da Prefeitura, a fim de poder ofertar os devidos tratamentos. Caberá também ao Executivo Municipal a elaboração de campanhas de conscientização para pais e profissionais de saúde a exemplo da escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) desenvolvida pela Dra. Diana Robins, que é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que identifica indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. É simples e aplicável por qualquer pessoa, já que consiste na observação de comportamentos específicos da criança.  

Agora, o projeto deverá passar por uma segunda votação em plenário, antes de ser encaminhado à sanção do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário