quarta-feira, 12 de junho de 2013

Suzana Herculano-Houzel no TEDGlobal 2013

TG2013_035005_DSC_3285
Photo: James Duncan Davidson

 
Durante décadas, os cientistas disseram que o cérebro humano contém 100 bilhões de neurônios. No entanto, quando a neurocientista Suzana Herculano-Houzel caçou a origem deste número, frequentemente citada, ela não pôde localizar um. Então, ela começou a contar... fazendo sopa do cérebro.
Ela traz um frasco de sopa de cérebro com ela no palco TEDGlobal 2013. Esta substância foi preparada por dissolução de cérebros doados, destruir as membranas das células, mas deixando os núcleos intactos. Isso fez com que uma mistura homogénea que lhe permitiu contar os neurônios em uma amostra.
Como se vê, o cérebro humano realmente tem 86 bilhões de neurônios.
Por que essa diferença de 14 bilhões de neurônios?
Ela responde a uma pergunta vital: o que faz, com que o cérebro humano seja diferente, permitindo-nos ficar juntos  pensando, enquanto os outros animais não?
Durante muito tempo, os cientistas dizem que todos os cérebros de mamíferos foram feitos do mesmo material. Mas se isso fosse verdade, então mamíferos com cérebros maiores, seriam o mais cognitivamente capaz. Isso simplesmente não é verdade. Além disso, os cérebros humanos revelam algumas curiosidades. Por exemplo, Suzana Herculano-Houzel diz, temos um córtex cerebral maior do que parece que devemos ter, dado o tamanho do nosso corpo. Enquanto isso, os cérebros humanos usam uma quantidade enorme de energia. Enquanto o cérebro  é de 2% do corpo, que utiliza 25% das calorias que necessitam para funcionar por dia.
Por que as regras da evolução se aplica aos seres humanos?
Isso nos traz de volta para a constatação de que o cérebro humano, na verdade, contém 86 bilhões de neurônios. A nova linha de base permitiu em seu laboratório, fazer comparações com outros cérebros de animais. E eles descobriram que os cérebros humanos são proporcionais em termos do número de neurônios e uso de energia para outros cérebros de primatas - eles são apenas maiores.
"É uma grande lembrança do nosso lugar na evolução", diz Suzana Herculano-Houzel.
Que ainda deixa a pergunta: Por que nós temos um cérebro maior do que um grande macaco que tem um corpo muito maior? A resposta se resume ao custo de energia extrema do cérebro dos primatas.
Parece haver algum tipo de evolutiva trade-off entre o tamanho do cérebro e do tamanho do corpo - há uma limitação metabólica, e primatas, pode apenas consumir calorias suficientes para suportar um ou outro.
Então, a próxima questão lógica é: o que nos permitiu ultrapassar esta limitação e apoiar este grande cérebro? Suzana Herculano-Houzel ressalta que nosso córtex cerebral é especialmente denso, com 16 bilhões de neurônios.
É preciso muita energia para suportar isso.

TG2013_035427_D41_2186
Photo: James Duncan Davidson
 
A resposta é tão simples, é algo que você provavelmente nunca pensou. Suzana Herculano-Houzel afirma em duas palavras: Nós cozinhamos. Cozinhar é essencialmente o ato de usar o fogo para alimentos pré-digerir, e, assim, obter mais energia a partir da mesma quantidade de comida. Na verdade, cozinhar alimentos torna render cerca de três vezes mais calorias. Isto é o que permitiu que nossos cérebros ficassem maiores em um período relativamente curto de tempo, em relação ao cérebro dos primatas. Cozinhar também nos permitiu apoiar este grande córtex cerebral, que por sua vez apoia o pensamento complexo.
Envolvendo tudo, Suzana Herculano-Houzel conclui: "Eu dou uma olhada em minha cozinha, e eu curvar-me a ele."
Ela vai apenas talvez pular a sopa.


Fonte: TEDGlobal

Nenhum comentário:

Postar um comentário