sábado, 9 de fevereiro de 2013

Inclusão e Mediação Escolar 2013




Inclusão e Mediação Escolar 2013
Criando alternativas para alunos com deficiência


Dia: 06/04/2013
Local: Colégio Faria Brito - Av. Jean Paul Sartre, 600 - Condomínimo Santa Mônica - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (exibir mapa)

Carga Horária do certificado de participação: 10 horas.


PÚBLICO ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto.



CRONOGRAMA:

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30 - Selma Inês Campbell
10h30 às 12h - Glória Maria Barros Vargas
12h às 13h - Almoço Livre
13h às 14h30 - Lúcia Helena da Cunha Lima Maia
14h30 às 15h50 - Fátima Alves
15h50 às 16h - Intervalo
16h às 18h - Carolina Rizzotto Schirmer
18h - Encerramento com sorteio de brindes





PROGRAMAÇÃO:
Atuação do Educador na Inclusão

Selma Inês Campbell - Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; Habilitação ao Magistério Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Tutora Online - Curso de Redação de Textos Acadêmicos pela CECIERJ; Curso de Qualificação de Professores na Área de Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant; Licenciatura em Letras Português/Literaturas pela UFF. Graduada em Economia pela UFRJ. Autora dos livros: "Múltiplas Faces da Inclusão", "Projeto Político-Pedagógico" e "Reunião de Pais e Mestres", todos editados pela WAK.


Intervenções Pedagógicas para Alunos com Deficiência Intelectual

Glória Maria Barros Vargas - Extensão e Aperfeiçoamento nas áreas de linguagem e inclusão. Pedagoga - pela UERJ; Professora Recursista; Atualmente atua como Gestora de Unidade Escolar Municipal - Petrópolis. Co-autora do livro "Neuroeducação e Ações Pedagógicas".


Inclusão escolar dos alunos com deficiências múltiplas

Lúcia Helena da Cunha Lima Maia - Professora Especialista em Educação Especial Inclusiva (UCAM); Especialização Educação Especial na Deficiência Mental (UNIRIO); Pós-graduação Psicopedagogia Institucional (UCAM); Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (UFU). Atualmenre integra a equipe pedagógica da APAE Petrópolis.


Para Entender Síndrome de Down

Fátima Alves - Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Professora Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicomotricidade, inclusão e down. Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Autora dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União” e “Para Entender a Síndrome de Down”. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC - Educação a Distância - Formação e Aperfeiçoamento.


Comunicação Alternativa

Carolina Rizzotto Schirmer - Fonoaudióloga (Instituto Metodista de Educação e Cultura/RJ), Mestre em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UERJ). Atua na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Clínica, principalmente nos seguintes temas: linguagem, psiconeurodesenvolvimento, crianças, educação inclusiva, comunicação alternativa e tecnologia assistiva. Sub-coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa - UERJ.





INVESTIMENTO:



• ATÉ 29/03/2013

R$ 60,00 - individual (cartão)

R$ 50,00 - individual (depósito)

R$ 40,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas





INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário