quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Carnaval de SP tem jurados com deficiência visual

Neste ano, o Carnaval de São Paulo vai contar com jurados com deficiência visual para avaliação do quesito Bateria. No próximo domingo (15), às 17h30, a primeira turma do curso “Jurado dEficiente”, promovido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), passará pela última avaliação durante o ensaio técnico da escola de samba Tom Maior, no Sambódromo do Anhembi. 


O objetivo do projeto é formar avaliadores que se concentrem  no som e ritmo produzido pelas escolas, sem serem influenciados por atributos visuais.
A capacitação, que teve início em agosto, contou com três etapas. Na primeira, os participantes receberam aulas teóricas de percussão. Na segunda, as aulas foram praticas e, na terceira, aprenderam técnicas para avaliação que serão usadas durante os desfiles. Ao final de cada fase, os alunos foram submetidos a uma avaliação. 

A iniciativa foi inspirada no projeto “Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer”, que levou pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles do Carnaval de 2011. O projeto foi uma parceria entre a SPTuris e o Complexo Educacional FMU, com apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e escolas de samba do grupo especial.


Fonte: Revista Incluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário