terça-feira, 27 de setembro de 2011

TCE de Rondônia empossa primeiro servidor com 100% de deficiência visual


Iniciou suas atividades no Tribunal de Contas, nessa segunda-feira (26), o técnico de Controle Externo, com habilitação em Direito, Jailton Delogo de Jesus, primeiro deficiente visual 100% a atuar no TCE.

Para receber o novo servidor, o TCE realizou um trabalho inovador de inclusão, contando com a cooperação e a assessoria da Associação dos Deficientes Físicos de Rondônia e do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Essas instituições nos deram suporte para saber o que seria necessário para que o Jailton possa desenvolver suas atividades funcionais com independência, sem sofrer qualquer tipo de impedimento ou barreira”, explicou a assistente social do TCE, Ana Paula Pereira.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas para atender o novo servidor, estão desde intervenções arquitetônicas nos prédios do TCE para proporcionar acessibilidade física, incluindo a inserção de sinalização tátil e sonora nas dependências internas e externas, até a aquisição de softwares e equipamentos específicos para uso do servidor.

“Faremos ainda um trabalho de capacitação para que ele possa utilizar todas as ferramentas à sua disposição”, acrescentou Ana Paula, explicando que, outra ação importante, é a ambientação com os demais colegas de trabalho, a fim de eliminar barreiras atitudinais e, ao mesmo tempo, otimizar o desempenho das atribuições dos servidores no que diz respeito ao atendimento às necessidades das pessoas com deficiência.

INEDITISMO
Acompanhado da assistente social e, ainda, das servidoras Márcia Regina de Almeida e Rosimar Francelino Pereira, ambas do Departamento de Recursos Humanos (DERH), Jailton foi recebido, no Gabinete da Presidência, pelo presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo.

Destacando o ineditismo do TCE ao empossar o novo técnico de Controle Externo, o presidente falou sobre as novas tendências no mundo relacionadas à inclusão na vida social e organizacional de pessoas com deficiência: “Por isso devemos enaltecer o esforço do novo servidor, que dá um exemplo de superação para todos nós.”

O novo servidor, por sua vez, agradeceu às palavras do conselheiro presidente e se disse pronto para superar os novos desafios que terá pela frente. “Meu intuito é o de somar e dar minha contribuição a esse conceituado órgão, que é o Tribunal de Contas”, enfatizou.

Mineiro de Manhuaçu, Jailton graduou-se na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), em Governador Valadares (MG), no ano de 2001. Exerceu a advocacia no interior de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, sendo aprovado no concurso público realizado pelo TCE-RO em 2007. Ele foi lotado no Departamento de Controle de Atos de Pessoal (Decap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário