domingo, 18 de setembro de 2011

Punky - uma personagem com síndrome de Down

Criado pela jornalista e roteirista irlandesa J. Lindsay Sedgwich, a série Punky é a primeira no mundo centrada em um personagem com síndrome de Down; não apenas isso: ela é a protagonista da história!

A série, que foi produzida pela produtora irlandesa Monster Animation & Design, já tem 20 episódios e pode ser adquirida em DVD. Tem recebido muitos elogios e aplausos do mundo inteiro, por mostrar uma criança com síndrome de Down levando uma vida de criança, sem diferenciá-la das demais crianças. Punky é uma garotinha de seis anos divertida e carinhosa que vive com sua família: a Mamãe, o irmão Con, a avó Cranky e o cão “Rufus”.

Foram quatro anos de trabalho duro para a série ficar pronta. Ela foi ao ar duas vezes ao dia, durante quatro semanas, a partir de 3 de maio deste ano, na programação infantil da RTE irlandesa. Lindsay, sua criadora, conta que Punky é dublada por Aimee Richardson, que também tem síndrome de down e é a embaixadora da associação Down Syndrome Ireland, que esteve por trás do projeto o tempo todo.

O produtor Rourke Gerard, diz: “Queremos que os espectadores em idade pré-escolar descubram que uma criança pode ter uma deficiência. As crianças olham o personagem e não a deficiência. Punky não é uma síndrome de Down, mas uma pessoa com síndrome de Down. Se pudermos passar essa mensagem a essa geração, então criamos uma série muito proveitosa. Queremos que Punk torne-se uma embaixadora mundial de crianças com síndrome de down e crianças com dificuldades de aprendizagem, quebrando assim estereótipos e defendendo a alegria da individualidade”.

Punky é a estrela do show. Ela é uma menina feliz que adora música, dança e abraço. E tem síndrome de Down. Punky adora brincar com seu irmão mais velho, Con, e pular por aí com seu cachorro, Rufus. Ela gosta de ajudar a Mamãe e tentar fazer Cranky (sua avó) ficar um pouco menos ranzinza. Como uma criança com síndrome de Down, Punky vive no momento presente. Se algo não está certo, se alguém tem um problema, Punky vai se esforçar para consertá-lo. Para ela, a solução é sempre simples.

Con, irmão mais velho de Punky, adora sair com os amigos, ouvir música e andar de skate. Às vezes, relutante em participar das aventuras de Punky, ele normalmente descobre que se diverte, quando a ajuda (e ele sempre o faz), mesmo que isso signifique arriscar-se a ficar envergonhado. Punky é a sua pessoa favorita em todo o mundo. Afinal, ninguém tem uma irmã mais nova que o ama tanto quanto sua irmã mais nova.

A Mamãe mantém tudo funcionando sem problemas em casa, o que nem sempre é fácil, com dois filhos e um cão causando tanto caos. Ela está sempre ocupada mas ainda, de alguma forma, sempre encontra tempo para Punky.

Cranky, a avó de Punky, é mau humorada permanentemente. As únicas coisas que parecem dar-lhe prazer são xícaras de chá e assistir aos cavalos. Mas Cranky tem um lado brincalhão, que Punky parece encontrar sempre e as duas geralmente acabam se divertindo muito mais do que Cranky jamais gostaria de admitir.

Fonte:

Punky, animated TV series
http://www.punky.ie/punky-characters.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário