quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A retirada da fralda pode ser uma verdadeira maratona de paciência!

Sabemos que retirar a fralda pode ser uma verdadeira maratona e algumas vezes bem comprida!! Deixamos algumas notas que podem ajudar.
 

1 - A nossa atitude é tudo!! Devemos falar animadamente sobre o Xixi e sobre o coco! Não podemos esperar que os nossos filhos vejam esta experiencia de ir á casa de banho como divertida se nós próprios a vemos como negativa.Por norma sempre que mudamos um fralda fazemos expressoes de desagrado e muito verbalizamos coisas tipo: "Pewwwww, que cheirete!!" " Que horror! Que cheiro"; ou seja para a criança o ato fisiológico de fazer necessidades básicas é uma experiencia desagradavel!
 
2 - Especialmente para estes miudos é importante passar a experiencia como divertida! Mostrar-lhes que quando vamos ao WC sentimo-nos bem, que é bom para nós e para o nosso corpo, sempre que for ao WC festeje o facto, verbalize como se sentes melhor...faça uma festa sempre que alguem em casa use o WC, torne a experiencia de ir ao WC como algo MARAVILHOSO.
 
3 - Sempre que lhe apeteça ir partilhe isso com ele, diga-lhe o que sente, e faça-o de forma entusiasta e divertida! leve-o  consigo, tem que ser o modelo dele...festeje com ele....o facto de o estar a fazer....combine com ele puxarem o autoclismo .....exagere tudo .....estes menimos especiais necessitam de antecipacao...de saber todos os passos....de sentir que o modelo que têm faz da ida ao WC um momento divertido e agradavel.
 
4 -Pode também colocar na sanita coisas divertidas para o motivar a ir...por exemplo utilizar alguma coisa que seja motivatora para ele....pex se ele gosta de bolas arranja imagens (autocolantes) de diferentes bolas e coloca-as na parede interior da sanita e ele enquanto faz o xixi tem que acertas nas bolas!! se gosta de algum boneco em especial pode também utilizar.....vê quais são as motivaçoes dele e tenta adaptar!!
 
5 - nunca desista.....mantenha uma atitude positiva, festeja cada xixi e cada coco....mostre-lhe como o faz e que divertido é usar o wc!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário